Alunos de Guiné-Bissau recebem premiação da Olimpíada Mandacaru de Matemática

11/09/2023

Na edição de 2021, alunos de Guiné-Bissau, participaram da 1ª edição da Olimpíada Mandacaru de Matemática, conquistando medalhas na Mandacaru e Troféus. Em virtude da logística o envio das medalhas sofreu um atraso. No entanto, há pouco mais de um mês os participantes receberam em mãos suas medalhas.

Estudantes da Guiné-Bissau recebem medalhas da Olimpíada Mandacaru de Matemática. Fotografia: Professor Salvador.
Estudantes da Guiné-Bissau recebem medalhas da Olimpíada Mandacaru de Matemática. Fotografia: Professor Salvador.

O envio das medalhas foi um trabalho conjunto, contando com doações de professores de matemática da região do Nordeste. Embora o atraso, a participação e preparação dos estudantes se manteve constante, ocorrendo até pouco tempo para a aplicação das provas da edição 2023. 

A mediação para a realização das provas e o envio das premiações deu-se mediante os professores Fierre e Salvador, educadores e residentes em Guiné-Bissau, os quais buscam engajar seus alunos no mundo da olímpico-matemática.

Com a chegada das medalhas, não foram somente os alunos os premiados, jutamente com as medalhas dos estudantes foi enviado o prêmio de "Professor Arretado 2021", "Aluno Arretado 2021" e camisetas da Olimpíada, valorizando tanto os alunos quantos os professores nessa jornada.

Professore de Guiné-Bissau, assim como outros países do continente africano, Moçambique e Angola, estão engajados na participação de seus alunos na Olimpíada Mandacaru de Matemática.


Reportagem de Giordan Victor.