APAE PROMOVE PROJETO MULTIDISCIPLINAR COM TEMA NORDESTINO E ESTUDANTES PARTICIPAM DA OLIMPÍADA MANDACARU DE MATEMÁTICA

01/09/2023

A APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Pouso Alegre/MG deu início ao projeto multidisciplinar no mês de Julho deste ano (2023) com o intuito de incluir e valorizar a cultura nordestina na região mineira. Com um público diverso, escola, gestão, corpo docente e discente se integraram ao projeto, e a professora Juliana Benedita Costa Tobias Negrão nos contou os detalhes desse trabalho.

O projeto foi uma iniciativa da instituição como um todo (coordenação, professores e gestão), a qual já trabalha com essa metodologia visando a maior participação dos estudantes. Segundo Juliana, como se trata do início das festividades juninas e sabendo do fluxo de nordestinos que vão para a região mineira para trabalhar, criou-se o projeto intitulado "Mandacaru" e somou-se a Olimpíada Mandacaru de Matemática ao programa. Assim, intenta-se incluir a cultura nordestina, valorizando-a, bem como disseminar e explorar o conhecimento do alunado.

De acordo com a docente, a temática nordestina e a Olimpíada Mandacaru, juntas, buscaram diminuir o preconceito contra este público e aumentar o conhecimento acerca das diferentes disciplinas ministradas na instituição, visando a interdisciplinaridade e a valorização das diferentes culturas do Brasil, assim como a própria diferença.

Toda a escola foi ornamentada na temática Nordestina, assim como os professores e alunos que estavam dentro do código de vestimenta junino.


Imagem 1: Porta ornamentada com a temática nordestina. 


Imagem 2: Ginásio da APAE de Porto Alegre ornamentado na temática nordestina. 

No que diz respeito à Olimpíada, houve uma preparação para as provas antes dos discentes realizá-las. Os professores e as professoras baixaram as provas anteriores e as explicações, solucionando as questões e sanando as dúvidas recorrentes buscando sempre a autonomia desses alunos. Por se tratar de pessoas com deficiência (PCD), pensar na inclusão nunca é demais. A professora Juliana nos contou acerca das provas da Mandacaru, afirmando que poucas adaptações foram necessárias, o que é extremamente positivo.

Além disso, a Olimpíada Mandacaru de Matemática ajudou bastante em toda a execução do projeto, uma vez que o regionalismo, evidenciado pelos locais, comidas típicas etc., complementava as diversas atividades que eram realizadas - indo das resoluções de questões para a cozinha instrumental, onde eles faziam os cálculos e eram orientados e auxiliados.

Questionada acerca de como a gestão viu esse projeto, Juliana, em suas palavras, afirmou que "a gestão foi acolhedora, uma verdadeira parceira, demonstrando o comprometimento com a educação desses alunos. Proporcionou tudo que foi necessário, desde o suporte pedagógico até o incentivo financeiro".

Para Juliana, a premiação por meio das medalhas da olimpíada Mandacaru é como "o Brasil reconhecendo eles". Nota-se, portanto, um trabalho diferenciado e muito positivo, com impactos não somente para os estudantes ali presentes, mas também para os familiares e comunidade escolar.