PROFESSOR ARRETADO  EPISÓDIO 01

02/04/2023

Antônio Marcos Honorato da Silva, também conhecido como Marcos Moral, é um professor do estado de Alagoas, residente em Coruripe. O professor desenvolve um projeto olímpico na Escola Liege Gama Rocha (Escola Municipal) e Djalma Barros Siqueira (Escola Estadual), Marcos defende o poder transformador da educação e, em especial, das Olimpíadas de Matemática: "A verdade é que as Olimpíadas têm essa finalidade: Transformar vidas", comenta o professor.


Foi em 2016 que Marcos conheceu o mundo fascinante das Olimpíadas. Para o professor elas são muito importantes, uma vez que "os alunos aprendem a pensar de forma diferenciada, levando a expor estratégias para resolver os desafios", algo que é intrínseco ao nosso cotidiano. Além disso, toda uma comunidade é transformada mediante o poder da educação: alunos, famílias e amigos.

Marcos é um dos divulgadores da Olimpíada Mandacaru de Matemática, desde a sua primeira edição que ele participa com seus alunos. A Mandacaru de Matemática alcança alunos de escolas públicas e privadas de todos os estados do país, além de contar com a participação de estudantes de Moçambique, Guiné-Bissau e Angola.

Marcos destacou suas expectativas para este ano olímpico: "A minha expectativa é a melhor possível. Os treinamentos estão a todo vapor. O grande objetivo é a aquisição de um aprendizado de qualidade, assim gerando premiações que são vertentes para o sucesso deles. Com elas, muitos alunos conquistam vagas em universidades públicas pelo Brasil".


Fica claro que o desenvolvimento de um ensino de qualidade é fundamental, e para isso, é necessário que haja um suporte para os estudantes. Em nosso "dedo de prosa", questionamos como os alunos recebem a Olimpíada, o professor respondeu: "Faço uma seletiva, após o resultado, eles ficam felizes em participar, porque além de mais aprendizado, podem concorrer com outros alunos em diferentes cidades. Eles amam competir e com isso são alunos destaques nas escolas que estudam."

As Olimpíadas de Matemática apresentam oportunidades que pode ser um diferencial para a vida do aluno olímpico como para toda sua família.

Encontramos estudantes que buscam a mudança de vida a partir da educação. O professor Marcos evidencia este fato: "A transformação social é fundamental para as famílias. Muitos alunos são carentes e dependem de benefícios sociais, e apostam tudo nos filhos".


Muitas famílias enxergam que a única forma de ascender socialmente é através dos filhos e das oportunidades que a escola/educação pode oferecer a eles. "A esperança deles é reflexo diante dos resultados alcançados", comenta o professor.

A Olimpíada Mandacaru de Matemática estar presente na vida de mais de 60 mil alunos, destacando a importância e impacto para esses jovens, sendo capaz de transformar histórias. É uma satisfação poder encontrar alunos, professores, jovens, adultos e comunidade comprometida com a educação.


Uma reportagem de Giordan Victor