PROFESSOR ARRETADO EPISÓDIO 03

25/05/2023

Na terceira edição da nossa série PROFESSOR ARRETADO conversamos com o professor de física, Guilherme Peres. Ele é licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

No momento, Guilherme demonstra bastante entusiasmo pelo desafio de ter iniciado em uma nova escola, fundada há pouco mais de um ano. Ele inicia nos contato que: " Enxerga grande potencial em seus alunos, evidenciado pelo trabalho desenvolvido para as Olimpíadas de Matemática".

Na sua primeira participação na Mandacaru (2021), ainda na escola anterior, Guilherme disse: "não obtivemos nenhuma medalha, mas serviu para os alunos verem as inúmeras possibilidades de serem medalhistas, isso refletiu no ano seguinte (2022) quando fizemos história conquistando medalhas para escola".

Agora ele pretende continuar seu trabalho na nova escola, visto que a contribuição para os alunos é imensa, bem como para a comunidade escolar. Segundo ele, quando questionado sobre a importância da participação de toda comunidade escolar nas Olimpíadas, ele comenta "proporciona uma formação melhor para os alunos dentro da matemática de forma mais específica. Focando em uma aprendizagem significativa". 

A fala do professor evidencia que as Olimpíadas de Matemática gera impacto real no desenvolvimento do alunado, materializado, além de boas notas e melhor compreensão da disciplina, culminando em conquistas olímpicas. 

Como de praxe, ao final da entrevista, perguntamos como ele resumiria a importância da Olimpíada Mandacaru em uma frase. Para ele, a Olimpíada Mandacaru é: "etapa onde mostramos a nossa melhor versão com os números".

uma reportagem de Giordan Victor