PROFESSORA ARRETADA EPISÓDIO 02

12/05/2023

O nosso segundo episódio da série PROFESSOR ARRETADO, entrevistou a professora de Matemática, Lucijany Corrêa Silva. Ela é graduada em matemática e leciona no Centro Educa Mais Cidade Cidade de Arari, na cidade de Arari - MA. 

Em nosso "dedo de prosa", iniciamos perguntando sobre as últimas participações da escola na Mandacaru. "Na primeira edição (2021) tivemos um número reduzido de estudantes e não obtivemos nenhuma medalha. Já na segunda (2022), o resultado foi muito satisfatório para nós professores. Os estudantes se dedicaram bastante e conseguimos 4 medalhas de bronze e uma de menção honrosa". comentou a professora.

A cada ano a Olimpíada Mandacaru vem aumentando o número de inscritos, faltando pouco mais de um mês para o encerramento das inscrições da edição 2023, já contamos com mais de 78 mil inscritos. Aproveitamos para perguntar sobre como a participação da sua escola na edição atual. A professora comenta que: "No momento já contamos com mais 60 estudantes interessados e motivados a participar". 

Lucijany comenta que a Olimpíada Mandacaru contribui de forma positiva para o ensino-aprendizagem dos estudantes dentro da disciplina Matemática, uma vez que através dessa olimpíada os estudantes são motivados, desenvolvendo maior interesse pelo componente curricular, bem como, estimulando a autonomia e o protagonismo juvenil. Ela destacou que se sente representada e estimulada cada vez mais, vendo meninas que lideram o movimento! De acordo com a docente, "o número de meninas a serem inscritas é muito maior comparado com o de meninos", o que mostra que lugar de mulher é em qualquer lugar.

Para que um maior número de estudantes pudessem participar de forma efetiva e com uma preparação adequada os professores e estudantes tem se empenhado na preparação. Após a divulgação e o incentivo em toda escola, os medalhistas tem trabalhado formando grupos de estudos, cada um liderado por um professor. Isso foi possível devido ao aumento do número de estudantes participantes na escola. "Essa foi a melhor solução para que todos os estudantes fossem contemplados com uma boa preparação". comentou a professora Lucijany.

A professora também comenta que o corpo docente se organizou, baixando as provas anteriores e os materiais de apoio fornecidos pelo site, servindo como fonte principal para o estudo. Outro ponto importante são os grupos de WhatsApp para sanar as dúvidas dos estudantes sobre os conteúdos. 

Para concluir nosso "dedo de prosa" perguntamos como ela descreveria a Olimpíada Mandacaru. Para ela é "oportunizar a Matemática como ciência que move o raciocínio lógico, abstrato e concreto para a multiplicação de novos conhecimentos". 

A equipe da Mandacaru sente-se lisonjeada em poder dar voz a esses alunos, professores e toda comunidade escolar.

Uma reportagem de Giordan Victor